Qual tipo de cloro devo usar na minha piscina?

A melhor estação do ano vem chegando, é tempo de ser feliz, reunir os amigos e a família em volta da piscina e curtir aquela água cristalina! Mas para isso, precisamos manter alguns cuidados com a piscina, e um dos principais cuidados é a limpeza da água, garantindo assim a saúde de todos aqueles que estarão curtindo o verão conosco!
Nesse momento podem surgir muitas dúvidas, hoje vamos esclarecer qual cloro seria o ideal para uma limpeza segura, pois nos deparamos com diferentes opções: os cloros orgânicos e inorgânicos, os estabilizados e também os comuns. Mas para sabermos qual seria a melhor opção, primeiro precisamos entender as diferenças entre eles.

Cloro estabilizado e Cloro Comum

O cloro estabilizado costuma ser o mais indicado para piscinas residenciais, principalmente as que ficam ao ar livre. Ao entrar em contato com a água, o cloro estabilizado libera o ácido hipocloroso, que é um composto desinfetante, além do àcido isocianúrico, que é o estabilizante não encontrado em cloros comuns. A água da piscina perde boa parte do cloro residual ativo ao ficar exposta aos raios solares, caso o produto utilizado não possua o estabilizador, com a utilização a perda dos resíduos causada pela ação dos raios solares é reduzida em cerca de 70%. Quem opta por tratar a piscina com cloro, também precisa estar atento a quantidade necessária do produto, que varia de acordo com o tamanho e a capacidade de cada piscina. Geralmente as indicações estão explicadas no rótulo.

Cloro Orgânico e Inorgânico

O cloro orgânico possui cadeias de carbono e é resistente a radiação solar, por isso, ele também é recomendado para piscinas residenciais e ao ar livre, além disso, ele libera o cloro ativo de forma gradativa. Estão nessa categoria o dicloro e o tricloro, ambos contém ácido cianúrico.
Já o cloro inorgânico não possui cadeias de carbono e é formado por elementos do reino mineral, como compostos de ferro e zinco, sendo então mais recomendado para piscinas coletivas e piscinas que ficam em ambientes fechados. São considerados cloros inorgânicos o cloro gás, o hipoclorito de sódio e o hipoclorito de cálcio.

E aí, gostou de saber mais sobre os tipos de cloro?
Fica ligado no nosso blog que aqui sempre falaremos mais sobre produtos de piscina, curiosidades, novidades desse meio, enfim, vamos abordar vários assuntos aqui!