3 dicas para manter o estoque da sua loja em dia!

Um grande desafio para quem escolhe ter uma loja de artigos para piscina é saber fazer corretamente o estoque de produtos, já que pecar tanto pela falta quanto pelo excesso são fatores ruins, e fazem perder vendas e clientes.
O que um cliente espera quando entra na sua loja é que você tenha o produto que ele está procurando, ou que você mostre uma solução para o seu problema, por isso, prateleiras vazias e falta de opções não agregam nas vendas e fazem sua empresa ter uma imagem negativa. Ao mesmo tempo em que pecar pelo excesso de produtos e de variedades pode trazer um prejuízo financeiro gigantesco pela não saída dos produtos, por isso o planejamento é muito importante. Hoje vamos te mostrar algumas dicas para planejar as compras e também o fluxo de caixa, pois é muito importante conhecer o seu publico alvo. Confira agora algumas dicas para não errar no estoque:

1 – Conheça os produtos e estabeleça médias

Conhecer os produtos que você vai disponibilizar é essencial, assim você terá opções diversificadas, e também pode conseguir o melhor preço para o seu cliente final. 
Quanto a estabelecer médias, você pode fazer uma planilha para controlar quantos produtos estão saindo por mês, e também fazer o controle de faturamento. 
Para começar, você pode se fazer algumas perguntas simples: Qual a quantidade de produtos vendidos na mesma época do ano anterior? Qual foi o faturamento? Qual o período de maior movimentação na loja?
Respondendo essas perguntas, algumas dúvidas vão sendo esclarecidas e o controle de estoque vai ficando mais fácil.
2 – Conheça seus fornecedores

Você deve conhecer todos os seus fornecedores, conhecer seus prazos, valores de frete, tudo que pode gerar custos extras. Estabelecer um relacionamento com o seu fornecedor também é importante para que não haja nenhum problema, e assim você garante um bom atendimento ao seu cliente final, pois todos estão interessados em crescer juntos.

3 – Não ignore os períodos de alta e baixa

Essa talvez seja a dica mais importante, você, como empresa de artigos para piscina, já deve saber que o movimento é muito maior no verão, e que no inverno as vendas caem consideravelmente, certo? Então a dica é não ignorar esse fato, o estoque do verão deve ser mais farto, pois a procura será maior, já o estoque do inverno, deve conter os produtos essenciais, sem exagero. Mas claro, fique atento aos baixos preços com seus fornecedores em promoções de inverno! Pode ser sua chance de comprar produtos mais baratos para vender no verão.

Gostou das nossas dicas?
Então nos acompanhe no Facebook e confira muito mais! CLIQUE AQUI E CURTA NOSSA PÁGINA! 👍